A cara do Brasil
- Professora Claudia Dantas
- 4 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2020
APRESENTAÇÃO

A ideia do desenvolvimento do presente projeto, se deu no momento em que a diretora propôs que trabalhássemos com três projetos, envolvendo autonomia, etnia-racial e músicas. Pensando na proposta e necessidades de se trabalhar os valores em relação ao racismo, percebi que seria interessante trabalhar com o tema “Brasil” e desenvolver um projeto dividido em três momentos com todos os temas proposto. Por se tratar de uma instituição baseada na metodologia Reggio Emília, o nome do projeto, foi escolhido com a ajuda e sugestão de todos da equipe CEI Jd. dos Anjos e depois com uma votação dos pais, por uma das três sugestões mais criativas dos colaboradores. Assim podemos envolver os pais desde o começo da criação do projeto. A minha sugestão foi Brasil, de muitas caras
As três sugestões mais criativas:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
JUSTIFICATIVA
Para possibilitar aos nossos educandos um conhecimento significativo sobre a cultura do nosso país, o projeto “Brasil, de muitas caras , corresponde a necessidade educativa voltada para a formação de valores e posturas dos educandos que contribuam para que os cidadãos valorizem seu pertencimento étnico-racial, tornando-se cidadão conscientes da cultura antirracista, do fortalecimento da dignidade e da promoção da igualdade real de direitos de ser ou pertencer, sem ser discriminado.
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer a sua história de vida apropriando-se de sua identidade étnico-racial;
Conhecer a culinária e hábitos alimentares de cada região do Brasil; Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade musical e de dança pertencente a cada região brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história de vida da família.
Valorizar sua história.
Identificar a família como referência de sua história.
Conhecer espaços de interação (casa, escola).
Ter imagem positiva se si, ampliando sua autoestima.
Respeitar os indivíduos, valorizando a sua cultura e sua identidade étnico-racial.
Apresentar os diferentes estilos musicais do Brasil.
SUGESTÕES
1. Aproveitar o projeto para incluir a família através de um caderno de receitas típicas da região da origem de cada um. Ou receitas da família.
2. Podemos aproveitar a festa da família e montar barracas típicas de cada região do Brasil.
3. Fazer uma caixinha para os colaboradores sugerirem o nome do projeto, escolher os três melhores, e depois mandar na agenda para que os pais escolham um dos três. Isso fará com que os pais participem do projeto desde a criação.
Comments