top of page

A autonomia na Educação Infantil

Depois de um estudo sobre autonomia na educação infantil, desenvolvi um texto que foi postado para as famílias, da CEI que trabalho, na plataforma class room do Google. Hoje resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem!

ree

O currículo da cidade educação infantil, propõe que a criança seja protagonista de seu próprio aprendizado, tendo cada vez mais voz e participação nos processos de aprendizagem, sendo assim podemos afirmar, que a criança está em um constate processo de desenvolvimento da autônoma.


A criança deve vivenciar as experiências de vida desde muito cedo, para isto, devemos deixá-la experimentar os afazeres do meio em que está inserida, assim que percebemos que está preparada. Segundo a Referencial Curricular Nacional, a autonomia é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, reconhecendo regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”. Sendo assim, saber se vestir, se alimentar e guiar os próprios cuidados de higiene são exemplos de autonomia infantil, que, aos poucos, tornam a criança capaz para atuar no mundo em que vive.

Há muitas formas de ajudarmos a criança ter autonomia, como deixá-la organizar e guardar os brinquedos, permitir que se alimente sozinho; escove os dentes; tome banho, vista-se, calçar sapatos etc.

O desenvolvimento das crianças é algo gradativo, que é eficaz de maneira plena a partir de um trabalho integrado entre pais e CEI. Nos CEI devemos trabalhar a autonomia , deixando as crianças se responsabilizarem por suas mochilas e pertences, cuidando e guardando seus objetos como agenda, copo, lençol, paninho de apego, fazendo a escovação, calçando sapatos, organizando os brinquedos e cantinhos depois de brincar, de forma que não fiquem espalhados. Além de deixá-los se expressa sobre tudo o que fazem, sendo participantes ativos de brincadeiras e atividades, também deixamos tudo ao seu alcance, desde água a livros e brinquedos... Dessa maneira seguimos as orientações da BNCC e de fato, podemos constatar que o desenvolvimento autônomo acontece de forma saudável e natural.


Os pais e cuidadores precisam saber que, a autonomia é construída no contato da criança com o adulto e que deve ser estimulada desde cedo. Essa construção acontece quando deixamos a criança fazer o que são capazes ou tentar fazer, mesmo errando. É normal que a família se preocupar com a criança, a ponto de querer fazer tudo por ela, porém devemos mudar isso, para não o prejudicar em seu desenvolvimento e construção da autonomia.

A AUTONOMIA ESTÁ PRESENTE:

• No ato da criança cuidar, (conforme suas capacidades) de si mesma e de seus pertences,

• Na capacidade de se tornar sensível ao outro e solidária;

• Na capacidade de interagir de igual para igual, sem se anular e sem anular o outro,

• No poder de escolha, sem ajuda.


Tenho dever de lembrar, que para ter autonomia, a criança deve vivenciar as experiencias. Então toda criança precisa passar pela heteronomia para chegar à autonomia. Esse processo é normal!


REFERÊNCIA:

BNCC E REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Currículo da Cidade Educação Infantil

Direitos autorais: Prof.ª Claudia Dantas

Comments


© Orgulhosamente criado por Claudia Dantas com Wix.com

  • Instagram
  • YouTube ícone social

Siga-me:

bottom of page