top of page

O Brincar na Educação Infantil

Atualizado: 29 de ago. de 2020

SABEMOS O QUE É BRINCAR?

Claro que sim, pois todos nós já brincamos na infância, e como era boa as nossas brincadeiras!

E em alguns casos, aproveitamos muito mais, do que as crianças hoje em dia, em meio ao medo da violência e a tantas opções eletrônicas. Mas O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, é garantido pelo ECA, que asseguram esse direito através da Lei 13.257/2016.

ree

Segundo o dicionário, brincar é divertir-se, mas segundo os especialistas a brincadeira vai muito além de se divertir, as brincadeiras são ações naturais das crianças, é por meio da brincadeira que as crianças desenvolvem habilidades de interação no meio social, emocional, cognitivo e intelectual.


Brincado fazem escolhas, descobertas, e exercem autonomia, usando suas próprias decisões em torno do que as cerca. A brincadeira é a maneira que a criança tem para descobrir o mundo e se desenvolver. Li muitos livros sobre brincadeiras, e os mais recentes foram “A excelência do brincar” de Janet R. Moyles e “Criança que Brinca Mais Aprende Mais”. Eles foram divisores de águas, no que diz respeito ao entendimento da importância do brincar na educação infantil.


Brincar para o desenvolvimento infantil é importantíssimo, é tão importante que está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como um dos seis DIREITOS de aprendizagem e desenvolvimento da criança. BNCC para quem não sabe, é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas. 0,Diante dessa documentação, o nosso papel como profissionais da educação infantil, é proporcionar o desenvolvimento e apropriação de saberes das crianças a partir das brincadeiras, garantindo que o brincar aconteça em vários momentos durante o dia e que ela seja sempre protagonista da brincadeira. Somos apenas observadores, interferindo apenas quando a criança solicita a ajuda ou orientação ou, ainda, quando a criança encontra obstáculos. Sempre tomando o cuidado para não mudar o que foi estabelecido na brincadeira pelas crianças.


UMA BRINCADEIRA QUE AS CRIANÇAS ADORAM NA SEI QUE TRABALHO E OS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS POR ELA


Faz de conta: As mais tradicionais como médico, dentista, casinha, escritório, fantasias e máscaras. Ficam disponíveis nos cantinhos da CEI. Disponibilizamos também materiais de largo alcance para estimular o faz de conta na sala e parque (rolinhos de o papel higiênicos, embalagens descartáveis como shampoo, cremes, caixa de papelão etc.) Além dos não espenico (tecidos, tampas de panelas, lençóis, roupas, papel, caneta, fita de cetim, acessórios de adultos etc.)


Ao brincar de faz de conta, a criança está desenvolvendo:


O intelectual: As habilidades como resolução de problemas, organização, negociação, criatividade, e planejamento, apropriação de costumes e cultura familiares...

O físico: estimulando a coordenação motora e coordenação espacial...

O social: No entendimento dos papeis sociais, interação, colocar-se no lugar do outro, na visão do seu lugar na família, dividindo brinquedos e espaço, controlando a impulsividade e lidando com desapontamentos.

O emocional: No aumento da autoestima, desenvolvimento da sensação de segurança e proteção, no desenvolvimento da autonomia, reconhecimento de seus sentimentos.


Claudia Dantas

コメント


© Orgulhosamente criado por Claudia Dantas com Wix.com

  • Instagram
  • YouTube ícone social

Siga-me:

bottom of page