Fila só de fusca
- Professora Claudia Dantas
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Uma ideia, ideal!!!

Fila? Só de fusca.... Porque sou uma PEI que ama fusca é Kombi.🤣🤣🤣🤣
Na Educação Infantil não é indicado o uso de fila, a não ser que seja em uma situação que ponha a criança em risco, como no caso de espaços que possuem escadas ou em um passeio fora da escola, mas como nem sempre isso depende de nós educadores e é uma regra da escola, segue algumas dicas para que as crianças se habituem a situação e a fila se torne mais agradável.
Faça uma roda de conversa e explique para as crianças o motivo da fila, diga que precisam de organização em certos momentos para evitar que se machuquem. Evite chamar de "fila" parece algo militar, chame de cordinha, centopeia, trêm ou outra coisa.
Ensine para as crianças que quando estiverem em no trêm não devem empurrar, apertar o colega ou correr na frente.
Se os alunos começarem a brigar para ficar na frente estabeleça um dia para cada um, ou fica na frente quem é o ajudante do dia. Faça brincadeiras que estimulem a fila, assim as crianças aprenderão como fazer fila e será mais fácil nos momentos em que precisar organizar a turma. Incentive os pequenos com elogios e carinhos, esta é uma forma positiva de estimular os comportamentos que deseja para a turma.
exemplo de brincadeira:
Música da Serpente. Coloque as crianças sentadas e comece a cantar: "Esta é a história da serpente, que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo, se você também, você também é um pedaço do seu rabãaao." e vá chamando as crianças para compor o rabo da serpente, assim formará uma fila, comece com a brincadeira apenas na sala de aula, depois estenda para todo o espaço escolar.
Claudia Dantas
Comments