Abordagem Pikles
- Professora Claudia Dantas
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2020

Fiz um estudo da pedagogia Pikler e resolvi postar aqui...
A abordagem Pikler visa os primeiros anos de vida da criança, esta etapa é considerada decisiva na formação do ser humano. Emma Pikler acreditava que a criança é capaz de explorar o mundo, sem a interferência do adulto e sem apressá-la para cumprir objetivos para os quais ainda não esteja pronta. Uma das lições que fica de tudo que li, é que devemos respeitar o ritmo de aprendizado de nossos filhos (as), alunos, sobrinhos e evitar comparações. Quem nunca ouviu, o filho de sicrano já faz isso ou o meu filho fez aquilo com tal idade?
Poia é, cada criança é única e especial, tem seu ritmo próprio. Todas podem chegar ao mesmo ponto, mas cada uma a seu tempo, seguindo suas próprias necessidades e impulsos. Existem brinquedos Pikler, são materiais geralmente de madeira, que permitem à criança explorar o mundo por ela mesma, favorecendo o desenvolvimento de sua autonomia e autoconfiança, respeitando o seu ritmo, suas necessidades e seus interesses.

Permita que ele se desenvolva naturalmente
Já que o objetivo da abordagem Pikler, é deixa a criança desenvolver sem interferência ou estímulos desnecessários, devemos deixar nossos bebê se desenvolver sozinho. Isso quer dizer, não interferir no que ele está tentando fazer: Não o colocar sentado, não segurar as mãos dele para caminhar, não o levantar quando ele tentar fazer isso sozinho. Segundo Emmi Pikler é importante não colocar o bebê em posições que ele não pode assumir sozinho.
Isso pode ser difícil para os pais, porque esse costume vem da época dos nossos avos, temos essa necessidade de sempre socorrer o bebê ou criança, quando ele não consegue fazer algo. Mas ele vai conseguir um dia, porque isso é da natureza dele. Precisamos apenas deixar que aconteça!
Então meus amores é isso ai, tudo bem resumido... Essa é a abordagem Pikler!
Comments