Brincadeiras com bexigas
- Professora Claudia Dantas
- 15 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2020

É de muita descontração! Porém, os balões podem ser objetos perigosos, por isso, além de sempre supervisionar os pequenos durante as brincadeiras, guarde-os sempre em locais de difícil acesso. todo cuidado é pouco!
Selecionei algumas brincadeiras muito divertidas para vocês aqui.
1 -Batata quente
Muito popular entre as crianças da educação infantil, a batata quente também pode ser feita usando balões. Para que ele não estoure tão facilmente, é possível enchê-lo de água, isso se não houver problemas caso algum dos participantes se molhe. É uma brincadeira ideal para trabalhar a agilidade e coordenação.
Como brincar de batata quente:
posicione as crianças em uma roda, e escolha uma para cantar a brincadeira, esta, deverá ficar de costas para os demais. Ela começa cantando “batata quente, quente, quente, quente, quente..” e enquanto isso os coleguinhas vão passando a bexiga de mão em mão. Quando a criança que estiver cantando disser “queimou!”, quem estiver com o balão na mão sai da brincadeira, até que só reste o vencedor.
2-Tênis de balões
Esta brincadeira faz muito sucesso com as crianças menores. Para brincar é preciso ter balões e dois pratinhos descartáveis, com um palitinho de sorvete colado em uma das extremidades, que serão usados com as raquetes. Além de divertida, é um estímulo na confecção dos próprios brinquedos.
Como brincar de tênis de balões:
a brincadeira, feita em duplas, é muito simples. Basta que um adulto encha o balão para que as crianças o utilizem como a bola do tênis. O objetivo é jogar a bexiga de um lado para o outro, usando a raquete, sem deixá-la cair no chão.
3-Bonecos de balão e farinha
Uma vez que os balões estejam cheios de farinha, eles podem originar uma série de brincadeiras. Mas atenção, há o risco de que o balão estoure, fazendo muita sujeira, então é importante que o manuseio seja feito em um local adequado.
Como fazer bonecos de balão e farinha:
os bonequinhos são muito simples de serem feitos. Basta escolher bexigas de cores variadas e usar um funil enchê-las com farinha de trigo. Aí, é só soltar a imaginação e fazer muitas decorações divertidas. É possível usar lã para fazer os cabelos, usar canetas para desenhar carinhas, pregar olhos e tudo o que a criatividade permitir.
4-Guerra de balões
Quando o assunto é brincadeiras com bexigas, esta é uma das mais lembradas. Muitos simples de ser executada, basta separar alguns balões e enchê-las com água.
Como brincar de guerra de balões:
o ideal é brincar em um local que possa ser molhado e que não seja escorregadio para evitar quedas. Cada balão cheio será uma “munição”. Com elas prontas, é só começar a brincadeira. O jogo poderá ser livre, ou seja, é válido acertar em qualquer pessoa. Ou a quantidade total de bexigas pode ser dividas entre duas equipes, vence aquela que acertar o maior número de “munições” no time adversário.
5-Pintura com bexiga
Para as crianças de curtem brincadeiras com uma veia mais artísticas, esta tem a pegada ideal. Ela pode sofrer algumas variações, mas no final, o objetivo é o mesmo: deixar a criançada soltar a criatividade utilizando balões e tinta atóxica.
Como brincar de pintura com bexiga:
separe grandes pedaços de papel, aqui, quanto maior, melhor. Também é importante que a gramatura do papel não seja muito fina, pois ele poderá ser facilmente perfurado por conta da tinta molhada. No mais, é só distribuir as tintas em pratinhos, e separar alguns balões para encher de ar, outros com água e, ainda, alguns com diferentes grãos, como arroz e feijão. Os balões cumprirão o papel de carimbos, e as crianças podem usá-los para criar diferentes desenhos. Ao final, uma boa ideia e fazer uma exposição para o restante da família ou da escola.Queimada com balões
6-Queimada de bexigas
A queimada tradicional pode ficar ainda mais divertida quando a bola é substituída por balões cheios de água. Para brincar é necessário apenas um espaço amplo e uma boa quantidade de bexigas com água.
Como brincar de queimada com balões:
assim como no jogo tradicional, as crianças serão divididas em duas equipes. Cada uma delas ocupará um lado da quadra, as regras são similares, e conforme os adversários forem atingidos, eles vão indo para o fundo da quadra oposta. Aqueles que conseguem agarrar o balão seguem na brincadeira e podem usá-lo para “queimar” os oponentes.
7- Foguete de bexiga
Para a brincadeira, que é uma competição entre os foguetes, além das bexigas, é necessário duas cadeiras posicionadas a uma certa distância, e com as costas viradas uma para outras.
Como brincar de foguete de bexiga:
ligando as duas cadeiras, deverá ser colocado um barbante de cada lado das costas, de maneira que eles formem uma espécie de varal. De cada lado, é necessário colocar um canudo de plástico no barbante. Depois de cheias, as bexigas não devem ser amarradas, mas é necessário segurar a boca a fim de que elas não se esvaziem. Ainda segurando, a lateral delas deve ser fixada ao canudo com fita adesiva. Feito isso dos dois lados, sempre com a boca do balão voltada para a extremidade, as duas crianças que estão brincando podem liberar o ar para conferir qual a bexiga chegará mais rápido do outro lado.
コメント