Higiene Bucal na Educação Infantil
- Professora Claudia Dantas
- 29 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

HIGIENE BUCAL
Mãe, você pensa que ensinar a seu filho a importância do bom cuidado oral é um desafio?
Saiba que não está sozinho, você não é o único a pensar assim.
Os “primeiros passos” para o bom hábito de higiene bucal devem ser dados pelos país. A cárie dental é um dos problemas mais comuns nas crianças. Estudos demostram que quase 50% das crianças de entre 6 e 8 anos de idade tem tido pelo menos uma cárie.
Esta é uma das razões, pelas quais é tão importante fazer que as crianças compreendam desde pequenas que ter bons hábitos de higiene dentais é uma opção inteligente. Nunca é muito cedo para ensinar às crianças o hábito de um bom cuidado bucal.
Ensinar de forma divertida e com o exemplo é fundamental. Quando todos os integrantes da família, escovam seus dentes ao mesmo tempo, gera-se uma rotina que as crianças vão querer manter e esse momento pode ser um momento prazeroso e divertido.
Mas quando começar a escovação?
Mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, que acontece a partir dos seis meses de idade, é necessário limpar a boca e a gengiva da criança. A partir do nascimento dos primeiros dentes, é recomendado trocar o pano ou fralda por uma dedeira de silicone, vendida em farmácias.
A primeira escova só deve ser utilizada a partir da erupção dos primeiros dentes molares, use uma escova de dentes adequada (pequena, com cerdas macias) e um creme dental sem flúor. Pois o creme dental não deve ser usado em bebês com menos de dois anos de idade.
Depois dos 2 aninhos, comecem a dá autonomia para criança fazer a sua escovação após as refeições, mas supervisione e faça a última escovação, antes de dormir. Nesse momento também, que você pode introduzir o uso do creme dental com flúor.
No entanto é necessário tomar muito cuidado para não exceder as quantidades recomendadas de flúor, já que isso pode causar manchas nos dentes num processo conhecido como fluorose dentária, que pode até afetar os dentes permanentes que ainda nascerão, (prefira sempre os cremes dentais infantil).
Segundo os especialistas “É ideal que crianças tenham a supervisão de uma odontopediatra nos primeiros anos de vida”. Existem até alguns planos de saúde dental chamado dente de leite, e são bem baratinhos.
Para as crianças que estão na escolinha ou CEI’s, a dica é:
Verificar se há algum projeto e participe, isso faz toda diferença...
Beijos e até o próximo texto!
Claudia Dantas
Comments